O Instituto Socioambiental (ISA) publicou recentemente a cartilha “Coronavírus (Covid-19). Tome cuidado, parente!”, que tem como objetivo apoiar os trabalhos de informação e comunicação para os povos indígenas do Rio Negro que vem sendo realizado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) da Prefeitura do Município de São Gabriel da Cachoeira.
O conteúdo do informativo foi elaborado originalmente em português pela Equipe do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental (ISA), sob a organização de Juliana Radler (ISA), e conta com informações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Traduzido para as línguas Baniwa (por André Fernando), Nheengatu (por Elizângela da Silva Baré e Edson Gomes Baré), Tukano (por Justino Sarmento Rezende), Dâw (por Roberto Carlos Sanches) e Hupdá é o primeiro material publicado em línguas indígenas sobre o coronavírus e a Covid-19.
Com linguagem acessível e muitas ilustrações, a cartilha explica, de modo bastante didático, o que é o coronavírus, como se pega a doença, quais são seus sintomas e o que fazer se tiver alguém doente em casa. Também esclarece quem são as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que, portanto, exigem ainda mais atenção nas medidas preventivas da Covid-19. O material ainda traz dicas sobre como se proteger da contaminação pelo coronavírus e enfatiza a importância de se ficar em casa e evitar aglomerações. A cartilha também aconselha as pessoas a terem cuidado com as notícias falsas (fake news), principalmente aquelas que são disseminadas via WhatsApp, e indica a consulta ao site do Ministério da Saúde para se obter informações confiáveis (https://coronavirus.saude.gov.br/).
Todos os informativos estão disponíveis para download entre as Publicações do portal ISA (https://acervo.socioambiental.org/), onde também se encontram dados sobre o mapeamento do avanço da Covid-19 em terras indígenas.
Créditos da imagem: Tome cuidado, parente! no Instituto Socioambiental