Nesta videoaula, a Profa. Dra. Alana Fornereto, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFScar, apresentará algumas das interfaces possíveis entre saúde mental e atenção básica em tempos de pandemia. Serão abordados aspectos individuais e coletivos do cuidado à população no território e também orientações e cuidado aos profissionais da saúde.
Além disso, o conteúdo é parte da oferta de um conjunto de vídeoaulas sobre o tema “Saúde mental em tempos de pandemia”. Elas tem a proposta de instrumentalização de trabalhadores da saúde e da assistência social para lidar com situações de saúde mental emergentes no contexto em que estamos inseridos.
São abordados temas atuais e conceitos-ferramentas para apoiar os profissionais por meio de vídeoaulas que ficarão disponíveis gratuitamente na aba de Educação Permanente, dentro da plataforma InformaSUS.
Essa iniciativa trata-se de uma ação interdepartamental e interdisciplinar, organizada por Sabrina Ferigato (DTO), Luciana Nogueira Fioroni (DPsi), Carla Regina Silva (DTO), Bárbara de Fátima Depole (PPGTO). Conta ainda com o apoio de comunicação de Raquel Loureiro (graduanda DMed), vinculada ao Programa de Extensão “Saúde Mental em Ação”, coordenado por Larissa Campagna Martini (DMed), e ao PET-Interprofissionalidade, coordenado por Jair B. Barbosa Neto (DMed).
Créditos da imagem: PngTree [modificado]