Diante do isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde, aliada às ligas acadêmicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), desenvolveu o projeto Escuta Solidária. Nele, estudantes voluntários contatam idosos por telefone —  preferencialmente por chamada de vídeo — para que não se sintam sozinhos ou desamparados nesse período. O principal objetivo da iniciativa é proporcionar momentos de diálogo e atenção aos idosos. Além disso, o contato busca reforçar a orientação acerca das medidas de proteção individual e auxiliar em casos de demandas específicas.

O projeto possui vagas abertas para voluntários dispostos a colaborar com a causa e a ouvir idosos que necessitam de conforto, buscando sempre resgatar a dignidade humana. O voluntariado pressupõe a participação em encontros online para a supervisão dos atendimentos realizados, bem como para momentos de reciclagem e partilha de escutas.

Para se voluntariar, basta entrar em contato pelos seguintes endereços:

Para saber mais sobre o projeto Escuta Solidária:

Seja voluntário e deixe esse isolamento menos solitário!

Caso tenha algum comentário, elogio ou reclamação sobre a iniciativa, clique aqui.

 

Crédito da imagem: Escuta Solidária

 

Veja também:

Categoria: Campanhas relacionadas à COVID-19 apoiadas pelo InformaSUS-UFSCar

Envie suas dúvidas sobre COVID-19 para nós!

 

Autor

  • Sofia Selpis Castilho

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participa da atividade de extensão ” Reabilitação Neuropsicomotora: estratégias interdisciplinares para autonomia e autocuidado ao longo do ciclo da vida”, possui pesquisa em andamento com o tema ” Mapeamento da rede de atenção à saúde aos usuários de cateterismo urinário”, membro da Liga Interdisciplinar de Genética Médica (LIGeM) e do Grupo de Trabalho de Redução de Danos da UFSCar.

    View all posts

Deixe um comentário