Programa Bem-Estar e Saúde do Servidor
Estamos vivenciando o momento de pandemia relacionada ao coronavírus (vírus nomeado de SARS-CoV-2 e que produz a doença COVID-19). Os estudos a respeito de seu comportamento ainda estão em andamento, embora já se saiba que sua transmissibilidade é alta. O aprendizado para lidar com essa situação tem sido intenso, diário e, por vezes, desgastante, tendo em vista medos, incertezas, ansiedade e perigos que envolvem o surto.
A orientação principal à população nesse momento é de distanciamento social, que significa permanecer em casa, não se envolver em aglomerações, sair em casos de extrema necessidade, evitando, assim, a disseminação da doença entre a comunidade. Há serviços públicos e privados que são essenciais para a manutenção da vida em sociedade e que não podem parar, como saúde, segurança, água e esgoto, limpeza, energia, entre outros.
Foi pensando nas pessoas que trabalham nesses serviços essenciais no município de São Carlos que esta iniciativa foi organizada: tanto aqueles que devem manter suas atividades no compromisso com seu exercício quanto aqueles que, de repente, foram afastados de seus postos, e por ora, não podem exercer seu papel.
A proposta é que os profissionais técnicos que representam as parcerias externas (UFSCar e FESC) compartilhem seus conhecimentos quanto aos temas indicados em formato de vídeos.
Espera-se que os conteúdos veiculados possam acalmar os trabalhadores, trazer estratégias para enfrentamento da pandemia e cuidar de sua saúde física e mental neste momento, minimizando possíveis problemas futuros. Entende-se que a educação em saúde pode ser uma eficiente ferramenta para enfrentamento da pandemia.
Este projeto tem como objetivo proporcionar atividades online, por meio de vídeos, durante a situação de pandemia da COVID-19 em nosso país, direcionada aos servidores municipais da Prefeitura Municipal de São Carlos.
Trata-se de um adendo ao projeto inicial do programa para ano de 2020, em sua terceira edição, entendendo que, neste momento, os temas a serem abordados necessariamente devem estar em consonância com o momento atual de enfrentamento do vírus em nosso país e no mundo.