Você já pensou em ouvir histórias e depoimentos de indígenas de vários povos sobre aspectos individuais e coletivos do movimento estudantil e da saúde indígena? 

Pois o Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena- Ações em Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou o PODINDÍ, um podcast que traz vivências e experiências de indígenas relacionadas ao movimento estudantil

O Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena – Ações em Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou do IX Encontro Nacional dos Estudantes indígenas (ENEI), realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre os dias 26 a 29 de julho de 2022. O ENEI  é o maior evento indígena de reflexão e mobilização do cenário do Ensino Superior. Nele, foram debatidos temas como saúde, educação indígena, protagonismo da mulher indígena e pesquisas científicas. No evento, houve apresentações de trabalhos científicos realizados pelo grupo PET e a participação, como organizadores, da oficina do 1º Fórum de Saúde realizada durante o ENEI com a temática “Quais as nossas experiências e expectativas na universidade?”

 

O primeiro episódio do PODINDÍ traz conhecimentos e relatos do estudante indígena Luciano Ariabo Kezo, da etnia Balatiponé, natural de Barra do Rio dos Bugres, Mato Grosso, mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele falou um pouco sobre suas experiências e vivências e sobre a importância do ENEI para os estudantes indígenas do Ensino Superior.

Confira o episódio em: https://open.spotify.com/episode/0ouJTZerFpCma4NkFcKGWz?fbclid=IwAR1XFX2ago8grlaX1pRwZ8AhJkbBY1kQxI1m-RityyE-OO3IUlStXUGaMvE

 

 

Autoria:

Sebastião Quintino Álvares, da Etnia Wanano do Municipio de São Gabriel da Cachoeira, do Estado do Amazonas  e Laliane Campos Bitencourt, da Etnia Baré do Municipio de São Gabriel da Cachoeira, do Estado do Amazonas.

Revisão:

Willian Luna e Larissa Martini.