Nos últimos meses, muitas adaptações se fizeram necessárias devido à pandemia pelo novo coronavírus. Para vários trabalhadores, o desafio se dá no trabalho em regime de home office. Para crianças e adolescentes, a rotina de estudos a distância, sem frequentar escolas. Além de todas essas adaptações, novas formas de entretenimento também têm surgido por conta do distanciamento social. Junto a tudo isso, diversas informações sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus, maneiras de higienizar as mãos, colocação e o uso de máscaras, tratamentos, formas de obter o auxílio emergencial e funcionamento de comércio, chegam à população por diferentes veículos e mídias.

No entanto, nem todas as adaptações e informações são eficazes para todas as pessoas.

O grupo Cuidado Sem Limites do InformaSUS tem se atentado às demandas e necessidades específicas das pessoas com deficiência nesse contexto de pandemia, por isso fomos compreender o que mudou na rotina das pessoas com deficiências visuais, sejam crianças ou adultos.

Foi pensando nessa população que entrevistamos o servidor da UFSCar Sandro Francischini, quem nos contou um pouco sobre seu cotidiano, as adequações dessa rotina e as dificuldades que surgem ou se evidenciam durante pandemia. Também conversamos com a Terapeuta Ocupacional Tamires Gossi, que realiza um trabalho junto a essa população desde 2013 e traz informações destacando seu trabalho com a nova fase da escolarização das crianças em uma rede municipal de ensino. Todos os desafios mostram que, dentre outras questões, a pandemia evidencia a dificuldade cotidiana na adaptação e no acesso à informação que já estava posta, além de trazer novos desafios em rotinas, trabalho, escola e lazer.

O vídeo com as entrevistas conta com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

 

 

Entrevistados
Sandro Francischini
Tamires Grossi

Equipe realizadora da entrevista
Débora Couto de Melo Carrijo
Julia Andreza Gorla
Marcus Vinícius Batista Nascimento

Equipe Cuidado Sem Limites
Crispim Antonio Campos
Débora Gusmão Melo
Gabriella da Silva Ribeiro
Jacqueline Denubila Costa
Larissa Campagna Martini
Mariana de Almeida Prado Fagá

Créditos da imagem: Wagner Almeida no Fotos Públicas

Autor

  • Débora Couto de Melo Carrijo

    Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre pelo Programa Saúde na Comunidade pela FMRP – USP e doutora pelo Programa de Bioengenharia da USP. Atualmente é docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar – São Carlos e membro do Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas-LAFATec-UFSCar.

    View all posts

Deixe um comentário