A Universidade que buscamos valoriza a pluralidade cultural e promove espaços e políticas que repensem as desiguais estruturas epistemológicas e a permanência estudantil, levando em consideração que por muito tempo e ainda hoje, a educação e a universidade pública é um espaço privilegiadamente de elite, com maioria homens, pessoas brancas e cisgênero.
Assim, o Projeto “Uni-Diversa” tem o foco de apresentar e expressar através da arte, potencialidades dos estudantes e coletivos dos 4 campi da Federal com o fim de fomentar o respeito e a diversidade cultural ao promover formas para lidar, cuidar e desvelar os processos e as potências de empoderamento, respeitando o lugar de fala e às interseccionalidades envolvidas no âmbito acadêmico. Assim, a Uni-Diversa, como projeto de extensão, salienta a universidade em seu papel inclusivo para uma educação transformadora.
Essa atividade cultural busca ampliar a responsabilidade social intrínseca a universidade pública com sua própria comunidade em parceria com a sociedade em geral. Os trabalhos e obras serão considerados na sua relação com sua expressividade, sensibilidade e criatividade. Serão aceitas obras artísticas nas seguintes categorias: Artes visuais; Fotografia; Dança; Literatura; Artes Cênicas; Performance; Audiovisual e Música.
As obras deverão se enquadrar a temas relacionados a:
- questões étnica-raciais/afro-brasileiras/diaspóricas;
- questões LGBTQIA+;
- questões indígenas, comunidades e povos originários;
- feminismo, questões de gênero;
- deficiência, diversidade funcional, saúde mental;
- periferia e movimentos da quebrada;
- diversidade religiosa e espiritualidade
- migração, refugiados e/ou outros deslocamentos.
As expressões artísticas também podem estar relacionadas ao cotidiano pandêmico e as diversidades.
Crédito da Imagem: Rawpixel em Freepik