Do dia para a noite tudo mudou né? Não podemos ver nossos amigos, nem frequentar nossa escola. Desde o coronavírus estamos lidando com muitas novidades.
As novidades nem sempre são fáceis e às vezes nem conseguimos entender o que estamos sentindo diante delas. Tudo pode parecer confuso. Cada um de nós tem jeitos diferentes de lidar com essa confusão e absorver o que está acontecendo.
Nós podemos AGIR e interagir com o espaço e com outras pessoas.
Em outros casos podemos PENSAR e se perguntar que sentimentos são esses e ter ideias de como ajudar a resolvê-los.
Ou então partimos do SENTIR para construir ações e pensamentos.
E o que fazemos com essas ações, pensamentos e sentimentos afinal? Podemos guardar no nosso coração, na nossa mente ou na nossa gaveta. Mas também temos um grande potencial de expressar tudo isso em forma de arte, as vezes fazendo um desenho, uma pintura, uma música, dançando…
Se você está aqui e tem entre 0 a 17 anos, você pode compartilhar suas produções com o SemeAR-TE!
O SemeAR-TE é um projeto de extensão da UFSCar que quer compartilhar a produção de crianças e adolescentes nesse momento de pandemia. Queremos dar voz, cor e forma a sua expressão!
O nosso Festival será realizado completamente online!
Ele é dividido em três diferentes eixos:
- AGIR para crianças de 0 a 6 anos
- PENSAR para crianças de 7 a 12 anos incompletos
- SENTIR para adolescentes de 12 anos completos a 17 anos
Você pode se inscrever clicando no nosso formulário de inscrições. Só não se esqueça de conferir as instruções para cada eixo que estão no nosso edital!
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equipe
Graduanda do 4° ano de Terapia Ocupacional (UFSCar). É uma das idealizadoras e coordenadoras da equipe de recreação e monitoria Imagina e do I Congresso Mirim de Saúde Mental da UFSCar. Desde 2017 compõe atividades culturais no âmbito da pesquisa e extensão com o público infanto-juvenil pelo Laboratório de atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO). É pesquisadora da juventude negra em cumprimento medidas socioeducativas. Acredita no corpo como guardião de memórias ancestrais tecendo um trajetória de mais de 10 anos com o samba e danças afro-brasileiras
Estudante de engenharia de materiais, apaixonado por tecnologia e ilustração.
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, mestre e doutora em Terapia Ocupacional, atua na saúde mental infantojuvenil, apaixonada pela infância, natureza e os animais
Estudante do primeiro ano de Terapia Ocupacional, sempre fui apaixonada por infância e encaro o projeto como uma ótima oportunidade de acompanhar essa área mais de perto.
Terapeuta Ocupacional, residente do segundo ano do programa multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília. Amante e admiradora de artes nas suas mais variadas formas e expressões.
Terapeuta ocupacional da Casa de Acolhimento Instirucional Infanto Juvenil no município de São Carlos. Uma das idealizadoras do I Congresso Mirim de Saúde Mental da UFSCar. Trabalha com infâncias e juventudes a partir da perspectiva cultural. Teatrista, artista e arteira com formação em teatro do oprimido e afinidade com jogos e experimentações corporais. Recreadora/coordenadora do grupo Imagina.
Graduanda do 1º ano de Terapia Ocupacional e colaboradora do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, é encantada pelas crianças e jovens, ama se envolver com a arte em todas as suas variações. Acredita que a arte é um ponto de apoio que resgata nossa essência quando mais precisamos.
Graduada em Terapia Ocupacional pela UFSCar (2011), mestre (2014) e doutora (2019) em Terapia Ocupacional pelo PPGTO-UFSCar, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO-UFSCar). Atua na área de saúde mental do adulto (principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Reabilitação Psicossocial) e ama música, atividades coletivas e colaborativas.
Sergipana, poeta, terapeuta ocupacional (UFS), mestranda em terapia ocupacional (UFSCar), membra do Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional – AHTO.
Graduanda do primeiro ano de Terapia Ocupacional, apaixonada por infância e admiradora da arte. Enxerga a arte como forma de expressar a essência dos sentimentos.
Estudante do 3° ano de Psicologia na UFSCar, curiosa e fascinada pelo universo infantil.
Graduanda do primeiro ano de Terapia Ocupacional, muito interessada em questões de saúde mental, infância e também arte. Ligante da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) da UFSCar. Considera o projeto uma ótima oportunidade de ter um primeiro contato na graduação com esses assuntos.
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar – PPGTO. Apaixonada por crianças e adolescentes!
Terapeuta ocupacional, docente do DTO e integrante do LaFollia (Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental e Terapia Ocupacional). Temas como infâncias, cultura, saúde mental e garantia de direitos são temas muito caros ao meu cotidiano pessoal e profissional. Sou professora, mãe de dois filhos e militante pelas causas da infância e adolescência.
Técnica em Enfermagem, Técnica em Reabilitação de Dependentes Químicos, graduanda do quarto ciclo de Terapia Ocupacional, pela Universidade Federal de Sergipe. Acredito que a arte tem o poder de nos levar ao mais alto nível de plenitude. A arte é transcendente. A arte cura!