Esse é um projeto especial do InformaSUS, para divulgação e documentação de experiências da Saúde, desenvolvidas no SUS, com participação social, que mostram a fundamental importância da Atenção Básica à Saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Mostra a potência do Sistema Único de Saúde, universal, como política pública no enfrentamento das desigualdades regionais e sociais.
Se você está conhecendo esse projeto agora, acesse o canal no youtube do InformaSUS e assista aos vídeos das lives anteriores! Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal!
O projeto “Experiências da Atenção Primária em Saúde no SUS: Invenção e Resistência em Tempos de Pandemia” é uma iniciativa de diversas universidades e sujeitos que busca revelar e documentar experiências de enfrentamento da pandemia que emergiram em municípios, territórios e comunidades, e revelar as potências da atenção primária em saúde e da organização de redes locais e regionais nesse contexto.
Inspirada nas metodologias desenvolvidas nos projetos Memória do “SUS que dá certo”, Semana Nacional de Humanização, relacionados à Política Nacional de Humanização e outras iniciativas históricas de registros de experiências de práticas sociais e de saúde, a proposta parte da construção de cartografias, rodas e registros de intensidades, compondo perspectivas implicadas com os territórios, com a formulação, a implementação e os impactos das políticas públicas e da atual conjuntura ético-político-institucional local, regional e nacional, incidentes em diversos cenários brasileiros, na expressão e visibilização dessas experiências.
As lives são mergulhos profundos e detalhados na intensidade dessas experiências, articulam perspectivas de gestores, trabalhadores, usuários, movimentos, universidades, compondo os olhares e suas produções e significados. Cada live para uma experiência, em perspectivas múltiplas, olhares e nunces de sujeitos que comunicam com quem participa pelo chat e mesmo com quem assiste depois o audiovisual gravado. São documentários intensivos, que permitem vivenciar as intensidades do SUS, extrair delas novos dispositivos de criação e resistência, inovações! Mais do que divulgar, pretende-se documentar, comunicar, tocar, e conectar a todas e todos que constróem o direito à saúde no cotidiano, nos espaços públicos, na vida.
Além das lives serão produzidas reportagens documentais complementando e sistematizando informações relevantes relacionadas a cada experiência. Esses textos serão publicados aqui no InformaSUS e poderão ser acessados para conhecimento de interessados e pesquisas posteriores. Todas essas produções serão realizadas a partir de intenso trabalho de curadoria feita pela equipe deste projeto com protagonismo dos sujeitos que vivem, em seu cotidiano, essas experiências.
O projeto também conecta uma ampla rede de colaborações e produções coletivas que culminará em debates no seminário “O SUS e a Atenção Primária em Saúde: o que aprendemos com a pandemia?“, evento marcado para os dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2020, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva Profa Dra Maria Cecília Puntel de Almeida (NUPESCO), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e o InformaSUS-UFSCar. Aguarde as informações sobre o evento em breve!