Por Karina Gramani Say e Rosiane Sasaki

 

Você já parou para pensar nos benefícios das atividades físicas? São inúmeros e vão muito além da estética e, pensando que estamos vivendo um longo período de distanciamento social, saiba que é possível fazê-los dentro de casa.

As atividades físicas auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, além de contribuírem no aumento da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos melhora o fortalecimento ósseo e muscular, o condicionamento cardiorrespiratório, controle da pressão arterial e nível glicêmico, o sono, a atividade cerebral, o estresse, a ansiedade e depressão, nos deixa mais ágeis, mais independentes e é extremamente prazerosa. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017a)

Levando em consideração o cenário de pandemia e isolamento social, ressalta-se que ficar em casa não deve ser sinônimo de sedentarismo, muito pelo contrário, recomenda-se a prática de atividades físicas para usufruir de seus benefícios. A Organização Mundial da Saúde adverte que idosos realizem 150 minutos de exercícios leves a moderados semanalmente, combinando diferentes modalidades, como alongamento, caminhada, equilíbrio e fortalecimento muscular. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017b)

Para prática saudável e confortável de exercícios, aconselha-se uma boa hidratação diária, nunca praticar em jejum ou logo após as refeições, ter uma alimentação saudável, além dos cuidados em utilizar roupas confortáveis e calçados fechados com sola reta e não escorregadia. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017c)

Vale lembrar que idosos com comprometimento de memória ou dificuldade em andar deverão ser supervisionados durante os exercícios (aproveite e chame o seu familiar para se exercitar junto com você). É importante reconhecer a capacidade e limitação de cada um, respeitando seus limites. Não se exponha ao risco de cair, tenha sempre um apoio por perto e peça auxílio de quem está próximo de você nesse momento. Caso sinta dificuldade, desconforto, desequilíbrio ou tontura, reduza a atividade ou pare por um instante.

Vamos começar a prática de exercícios em casa?

Preparamos esse vídeo pra você. Movimente-se! Sua saúde agradece!

 

Referências bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Saúde. Benefícios das atividades físicas. 2017a.  Disponível em <https://www.saude.gov.br/artigos/781-atividades-fisicas/40394-beneficios-da-atividade-fisica> Acesso em: 02/06/2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atividade física. 2017b. Disponível em <https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica> Acesso em: 02/06/2020.

BRASIL. Ministério da Saúde.  Como se preparar para atividades físicas. 2017c. Disponível em <https://www.saude.gov.br/artigos/781-atividades-fisicas/40393-como-se-preparar-para-atividades-fisicas> Acesso em: 02/06/2020.

Crédito da imagem: ANPR em Fotos públicas

 

One thought on “Exercícios domiciliares para bem-estar de idosos durante o distanciamento social

Deixe um comentário