UMA PLATAFORMA DIALÓGICA E COLABORATIVA
A Enciclopédia Discursiva da COVID-19, projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), emergiu da necessidade que a equipe de Curadoria Linguística do InformaSUS-UFSCar sentiu de contribuir criticamente com o debate social acerca dos embates discursivos em torno da pandemia, desde sua irrupção em março de 2020.
Pretendendo ser uma plataforma dialógica e colaborativa, a Enciclopédia Discursiva da COVID-19 propõe a definição, em formato de verbetes, de certos termos, conceitos, expressões, siglas etc. vinculados ao contexto da pandemia de COVID-19.
Inicialmente, a partir de procedimentos metodológicos tanto da área da computação quanto do campo dos estudos do discurso, foram selecionados dez verbetes que circulam em diversos gêneros discursivos veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais brasileiras (InformaSUS, Agência FAPESP, a Folha de S. Paulo, Portal R7 e CNN Brasil). A definição desses verbetes em cada publicação se dá, primeiramente, de modo mais tradicional, a partir de uma descrição linguística (morfológica, sintática, semântica e pragmática), e, em seguida, apresenta-se uma análise discursiva que destaca as polêmicas e as disputas em torno dos sentidos na gestão de cada verbete. Nessas definições, coloca-se em evidência o processo de constituição dos sentidos de termos e conceitos utilizados frequentemente pela mídia brasileira.
Com esse projeto, pretende-se, por um lado, contribuir com a capacidade de percepção e de leitura crítica da mídia por parte de toda a população do país e, por outro, deixar o registro digital de como, num determinado momento histórico, a COVID-19 é (re)significada por diferentes atores sociais.
O projeto da Enciclopédia Discursiva da COVID-19 conta com a experiência e o intercâmbio de conhecimentos e saberes envolvidos no processo de colaboração de docentes e estudantes de Letras e Linguística na plataforma multimídia do projeto InformaSUS-UFSCar. Sua realização, enquanto proposta transdisciplinar, envolve diferentes áreas do conhecimento e conta com a participação de mais de vinte docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e de outras IES brasileiras.
Sintam-se todas, todos e todes à vontade para contribuir com a Enciclopédia Discursiva da COVID-19.
Fernanda Castelano Rodrigues (DL/CECH/UFSCar)
Roberto Leiser Baronas (DL/CECH/UFSCar)
Crédito da Imagem: Raphael Schaller em Unsplash
Coordenação
- Fernanda Castelano Rodrigues (DL/CECH/UFSCar)
- Roberto Leiser Baronas (DL/CECH/UFSCar)
Equipe
- Carlos Alexandre Molina Noccioli (IFSULDEMINAS)
- Emely Larissa dos Santos (UEPG)
- Fernando Curti Gibin (UFSCar)
- Gleice Moraes Alcântara (Rede Estadual de Educação MT)
- Jorcemara Matos Cardoso (UFSCar)
- Júlia Lourenço Costa (UFSCar/FAPESP)
- Júlio Antonio Bonatti Santos (UFSCar)
- Lafayette Batista Melo (IFPB)
- Lauro Damasceno (UFSCar)
- Lilian Pereira de Carvalho (IFSP/UFSCar)
- Lívia Maria Falconi Pires (UNICEP/UFSCar)
- Marco Antônio Almeida Ruiz (USP)
- Mariana Guidetti Rosa (LEEDIM/UFSCar)
- Mariana Morales da Silva (UFSCar/CAPES)
- Paula Camila Mesti (Unespar)
- Paula Regina Dal’Evedove (UFSCar)
- Renata de Oliveira Carreon (UEPG)
- Robert Moura Sena Gomes (UFSCar)
- Sidnay Fernandes dos Santos Silva (UNEB)
- Tamires Bonani Conti (UFSCar/Fapesp)
- Terezinha Ferreira de Almeida (UFMT/IFMT)