Dentro da proposta de Comunicação Social relacionada à COVID-19, equipes temáticas estão articuladas em áreas específicas para pesquisa, organização, checagem e produção de conteúdos para imprensa, internet e mídias sociais, qualificando assim as informações disponibilizadas ao público e auxiliando no controle da pandemia e ao combate de notícias falsas.

O InformaSUS-UFSCar é aberto para a participação de alunos de graduação e de pós-graduação nas equipes temáticas, sob orientação de docentes especialistas em cada uma das áreas específicas.

Os docentes e técnicos-administrativos líderes de cada grupo temático compõem a Equipe Editorial desta plataforma, sendo, portanto, responsáveis pela qualidade científica dos conteúdos publicados.

Gustavo Nunes de Oliveira

Professor do Departamento de Medicina – Universidade Federal de São Carlos.  Coordenador do projeto Comunicação Social no Contexto da Covid-19. Médico de Família, Doutorado em Saúde Coletiva. Áreas de Atuação: Medicina; Saúde Coletiva; Humanização em Saúde; Redes Sociais e Saúde; Comunicação em Saúde; Medicina Antroposófica.

lattes

Débora Gusmão Melo

É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1991 a 1997), fez residência (1997 a 2000) em Genética Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), mestrado (2000 a 2002) e doutorado (2002 a 2006) em Ciências Biológicas (Genética) no Departamento de Genética da FMRP-USP. Desde 2006 é professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em regime de dedicação exclusiva, tendo participado da fundação do Departamento de Medicina da UFSCar. Em 2011 fez estágio pós-doutoral no UnIGENe, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora associada no Departamento de Medicina da UFSCar e orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, que possui os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Atua nas áreas de genética clínica, genética comunitária e aconselhamento genético. Desenvolve pesquisas com métodos qualitativos e/ou quantitativos sobre os seguintes temas: diagnóstico clínico e molecular de doenças genéticas, defeitos congênitos e deficiência intelectual, aconselhamento genético e saúde pública (estudos epidemiológicos, de gestão e de educação em genética médica).

lattes

Mariana de Almeida Prado Fagá

Médica pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Fez residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado profissional em Gestão da Clínica. Médica perita, professora assistente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar na área de saúde da família.

lattes

Vera Regina Lorenz

Enfermeira e advogada, Mestre em Enfermagem e Doutora em Ciências da Saúde pela Unicamp, Pós-doutorado pela USP. Temas de interesse: saúde coletiva, saúde do trabalhador, ambiente e inclusão.

lattes

Esther Angélica Luiz Ferreira

Médica, Pediatra e Reumatologista Pediátrica pela Faculdade de Medicina de Botucatu/ UNESP e docente da Área de Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Além de desenvolver atividades de ensino e pesquisa em Cuidados Paliativos, é orientadora da Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos da UFSCar (LATACP) e Integrante da Diretoria 2019/2020 da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

lattes

Juliana Morais Menegussi

Assistente Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Possui mestrado em Gestão da Clínica e especialização, na modalidade residência, em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é assistente social da Unidade Saúde Escola da UFSCar e vice coordenadora do projeto Coletivo de Cuidados Paliativos – São Carlos.

lattes

Stefhanie Piovezan

Jornalista e mestre em Comunicação pela Unesp. Atuou como colaboradora da Folha de S.Paulo e do UOL, foi repórter do Diário de S.Paulo e editora do G1 São Carlos e Araraquara. Em 2018, ganhou o Prêmio ABMES de Jornalismo na categoria Internet Regional; em 2019, obteve o 2º lugar e uma menção honrosa no Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo e, atualmente, é professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

lattes

Tatiana Barbieri Bombarda

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Terapia Ocupacional Hospitalar e Cuidados Paliativos. É coordenadora do projeto Coletivo Cuidados Paliativos – São Carlos e membro do Comitê de Terapia Ocupacional da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).

lattes

Flávio Adriano Borges

Docente Departamento de Enfermagem da UFSCar. Tutor da Liga Acadêmica de Diversidade em Saúde (LADieS) e trabalha a temática voltada à Atenção à Saúde da População LGBTQIA+.

Carla Regina Silva

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (UFSCar). Mestre e Doutora em Educação. PhD em Perspectiva Crítica Decolonial em Terapia Ocupacional

Larissa Campagna Martini

Professora do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica, ambos da Universidade Federal de São Carlos. Formada em Terapia Ocupacional, com Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Áreas de atuação: Saúde Mental, Trabalho e Saúde, Inclusão no Trabalho e Atenção Básica.

Cristina Helena Bruno

Graduação em Farmácia e Bioquímica (Fármacos e Medicamentos) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutora em Ciências (Bioquímica, Biologia Molecular e Estrutural) pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atuou como professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – SP (2006-2009). Realizou estágio de Pós-Doutoramento em Nanotecnologia Farmacêutica (Sistema Micro e Nanoestruturados) pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – UNESP (2007-2009) (2014-2015). Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2009-2017). Chefiou a Unidade de Farmácia Clínica do HU-UFSCar (2015-2017) e atualmente é docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

lattes

Gerson Jhonatan Rodrigues

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Mestre pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) – USP e Doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) -USP, no programa de pós-graduação em Farmacologia com estágio no National Institutes of Health (NIH) – em Bethesda-MD. Fez pós-doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP,  no laboratório de Fisiopatologia Cardiovascular e Labortaório Nacional de Biociências (LNBio). Desenvolve pesquisa na área de fisiologia e farmacologia cardiovascular com ênfase no estudo dos mecanismos de ação de drogas isoladas, fitoterápicos e fotobiomodulação, atuando principalmente nos seguintes temas: disfunção endotelial, angiogênese, feridas, aterosclerose, estresse oxidativo, hipertensão arterial e vasodilatadores. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Farmacologia, Farmacologia Básica e Bases Farmacológicas da Terapêutica em Idosos no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), contratado como Professor Adjunto (Nível 4 – DE). Também, atua como Coordenador (UFSCar) do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar-UNESP (2017-2021).

lattes

José Nelson Martins Diniz


Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de Marília (1999), especialização (2001), mestrado (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas (Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia – Análises Clínicas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) (FCF – UNESP – Araraquara). Possui especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Carlos (metodologia PBL) (UFSCar – 2006); formação em Medicina Tradicional Chinesa pelo Centro Regional de Estudos Avançados em Terapias (CREAT – Araraquara – 2009), pelo Instituto Brasileiro de Medicina Chinesa (IBRAM Ribeirão Preto – 2018) e, MTC e Do In pela UFSCAR (2018). Especialista em manipulação de fármacos e cosméticos e em farmácia clínica e atenção farmacêutica pela FCF – Unesp – Araraquara (2012-13). Membro da equipe ACIEPE: Nutrologia na atenção básica – UFSCAR (2018). Farmacêutico esteta pela Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA – Ribeirão Preto – 2020). Vinculado à Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE – UFSCar) desde 2004, exerce atividades de farmácia clínica e atenção farmacêutica, especialmente junto aos ambulatórios médicos de cardiologia, dermatologia, medicina integral, saúde mental e homeopatia, desenvolve atividades (de ensino e assistência) junto aos cursos de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, gerontologia e medicina. Atualmente membro dos Conselhos Técnico (COTEC) e de Pesquisa e Extensão (COPEX) da USE e dos Conselhos Superiores de Pós Graduação (COPG) e do de Pesquisa (COPQ) da UFSCar.  

lattes

Ana Claudia Ruela

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (2018),realizado no Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (2014), realizado no Departamento de Engenharia Química (DEQ). Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Fez estágio no Instituto Butantan, no laboratório de Bacteriologia, onde também realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, sendo bolsista PIBIC-CNPq. Durante a graduação também fez estágio no laboratório de Ecologia e Microrganismos Aquáticos, no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Imunologia e Microbiologia Geral, com ênfase em Microbiologia aplicada a Saúde e Ambiental. Ademais, possui conhecimento nas áreas de cultivos e manutenção de microrganismos aquáticos de vida livre e parasitários, cultivo de microrganismos endofíticos, cultivo celular, cultivo de hibridomas e produção de anticorpo monoclonal em biorreatores.  Atualmente participa do Programa de Extensão de Medicina Integral na Unidade de Saúde-escola/ USE, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

lattes

Denis de Melo Soares

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado (2004) e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008). Fez pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas com estágio no Instituto de Fisiologia da Faculdade de Veterinária da Universidade Justus Liebeg de Giessen-Alemanha (2009-2011). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq, faz parte do quadro permanente de docentes do curso de pós-graduação em imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. É o atual Coordenador do Programa de Pós Graduação em Farmácia da UFBA. Tem experiência na área de Farmácia e Medicina, com ênfase em Farmacologia da Inflamação, Sepse e Febre. 

lattes

Vinícius Nascimento

Doutor (2016) e Mestre (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Fonoaudiologia (2009) pela mesma instituição. Professor Adjunto II e vice-chefe (biênio 2019-2021) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com atuação no eixo de “tradução e interpretação” do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da UFSCar. Coordena o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar). Lidera o Grupo de Estudos /Discursivos da Língua de Sinais (GEDiLS/UFSCar/CNPq). Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais Brasileira (Libras)/Língua Portuguesa com experiência na tradução de textos didáticos, literários e audiovisuais e na interpretação comunitária, educacional, de conferências e midiática. 

lattes

Fernanda Castelano Rodrigues

Professora do Departamento de Letras da UFSCar desde 2008. Mãe, feminista, defensora dos Direitos Humanos, tem mestrado (2003) e doutorado (2010) em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Tem também especialização em Políticas para a Promoção da Igualdade na América Latina pela FLACSO/CLACSO (2018). Participou da coordenação dos Módulos de Língua Portuguesa do Programa Mais Médicos para o Brasil (2013-2014). Foi diretora do Instituto de Línguas da UFSCar (2016-2017). Pesquisa no campo das Políticas Linguísticas, com especial interesse pelos Direitos Linguísticos de comunidades marginalizadas.

lattes

MATHEUS FERNANDO MANZOLLI BALLESTERO

Professor Assistente Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR –Neurocirurgia – Departamento de Medicina. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia SBN e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBNPed). Member of the International Society for Pediatric Neurosurgery (ISPN)

lattes

Claudia Aline Valente Santos

Terapeuta Ocupacional, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar. Graduação e Mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ USP, doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, especializada no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo CETO e em Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Além de desenvolver atividades de ensino e pesquisa na Área de Envelhecimento, Saúde Pública e prática profissional, é responsável pelo Projeto de Extensão Oficina da Felicidade.

lattes

Juliana Morais Menegussi

Assistente Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre em Gestão da Clínica e especialista em Saúde da Família e Comunidade ambos pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente é assistente social da Unidade Saúde Escola (USE/UFScar) e vice coordenadora do Coletivo de Cuidados Paliativos – São Carlos.

lattes

Monika Wernet

Professor Associado junto ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Estágios Pós-doutoral na Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto) nas questões da autonomia e reconhecimento e o cuidado em saúde. Especialista em Cuidado Pré-natal pela Universidade Federal de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa Saúde e Família, CNPq. Desenvolve pesquisa e extensão voltadas: (1) à promoção e proteção do desenvolvimento de crianças e adolescentes, com atenção à parceria saúde e escola; (2) ao suporte à parentalidade, em especial no contexto de gestação e nascimento de risco e adoecimento crônico infantil e (3) às práticas colaborativas interprofissionais na atenção à saúde.

lattes

Patricia Carla de Souza Della Barba

Terapeuta Ocupacional, docente associada do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós-Doutorado em Estudos da Criança (UMINHO, Portugal). Atua com os temas Desenvolvimento típico e atípico; Intervenção Precoce, Ocupações infantis; Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança.

lattes

Leticia Ambrosio

Terapeuta Ocupacional, mestra em Terapia Ocupacional pelo PPGTO -UFSCar, e doutoranda no PPGTO -UFSCAR. Pesquisa temáticas relacionadas à raça, gênero, sexualidades e estudos pós-coloniais. Tem experiência com juventudes, cultura, saúde mental e deficiência intelectual.

Maria Claudia Bullio Fragelli

Pedagoga, bacharela em Áudio Visual, especialista em História da Arte e mestranda em Terapia Ocupacional pelo PPGTO – UFSCAR. Professra da Unidade de Atendimento à Criança (UAC- UFSCar). Pesquisa temáticas relacionadas a raça, gênero, sexualidades e subjetividades. Tem experiência com infâncias, educação infantil, arte e cultura.

Natália Sevilha Stofel

Enfermeira, feminista. Mestre em Saúde Pública (USP). Doutora em Enfermagem (UFPel). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSCar. Membro do NEAB-UFSCar e do CISMu-UFSCar.

Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Possui Mestrado e Doutorado em Fisioterapia pelo PPGFt-UFSCar e Pós-Doutorado pela UFSCar com temática em Biomecânica Ocupacional. Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar – São Carlos.

lattes

Débora Couto de Melo Carrijo

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre pelo Programa Saúde na Comunidade pela FMRP – USP e doutora pelo Programa de Bioengenharia da USP. Atualmente é docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar – São Carlos e membro do Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas-LAFATec-UFSCar.

lattes

Vera Regina Lorenz

Enfermeira e advogada, Mestre em Enfermagem e Doutora em Ciências da Saúde pela Unicamp, Pós-doutorado pela USP. Temas de interesse: saúde coletiva, saúde do trabalhador, ambiente e inclusão.

lattes

Mariana de Almeida Prado Fagá

Médica pela Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Fez residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado profissional em Gestão da Clínica. Médica perita, professora assistente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar na área de saúde da família.

lattes

Willian Fernandes Luna

Graduação em Medicina, no ano de 2005. Titulação: Mestrado
Linhas de pesquisas:  Avaliação do desenvolvimento da dimensão Formação para o SUS no Programa Mais Médicos: Mapeamento das ações de expansão de vagas, da criação de novos cursos e da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em escolas médicas federais brasileiras; As experiências de estudantes indígenas nos cursos públicos de Medicina no Brasil;  Avaliação das Rodas de Conversa sobre Saúde dos Povos Indígenas; Competências sobre Saúde Indígena na graduação de Medicina no Brasil; A Supervisão dos médicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil em áreas de difícil acesso: a experiência do Grupo Especial de Supervisão em Roraima; A Unidade Educacional de Prática Profissional na Atenção Primária à Saúde no Curso de Medicina da UFSCar: diálogos sobre os aprendizados construídos; O desafio de brincar no encontro de gerações: as narrativas dos extensionistas; Projeto de Extensão Saúde do Idoso: o que dizem os estudantes sobre a extensão universitária, a saúde e o envelhecimento; Iandé Guatá: reflexões sobre os diálogos da extensão universitária; Análise da Tutoria em um currículo médico: estratégias para aprendizagem significativa do estudante de medicina

lattes

Carla Regina Silva

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (UFSCar). PhD em Perspectiva Crítica Decolonial em Terapia Ocupacional pela Universitat Central de Catalunya, Espanha.

lattes

Larissa Campagna Martini

Professora do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica, ambos da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Programa Saúde Mental em Ação e a pandemia COVID-19. Formada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, com Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Áreas de atuação: Saúde Mental, Trabalho e Saúde, Inclusão no Trabalho e Atenção Básica.

lattes

Luciana de Souza Gracioso

Bibliotecária. Professora Universitária. Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar. Mãe de Ananda e Alanis. Gosta de estudar linguagens, comunicação e usos da informação.

lattes

Luciana Nogueira Fioroni

Docente associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica – PPGGC da Univ. Federal de São Carlos – UFSCar. Atuou em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade – UFSCar (2008-2013). Atua nos projetos de apoio ao SUS – PROADI SUS, vinculado ao ministério da saúde. Ênfase em Psicologia Social, Saúde Mental e Saúde Coletiva, trabalhando principalmente nos seguintes temas: atenção psicossocial, APS, clínica ampliada, saúde mental comunitária. Experiência e projetos em Metodologias Ativas de Aprendizagem.

lattes

Jair Borges Barbosa Neto

Professor de saúde mental do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica da UFSCar. Médico psiquiatra, tem mestrado e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências e neurobiologia do estresse, gestão da clínica, saúde mental na atenção básica.

lattes

Sabrina Helena Ferigato

Terapeuta ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

lattes

CONHEÇA OS Grupos temáticos

CUIDADO SEM LIMITES

CUIDADOS PALIATIVOS

DIVERSIDADE E CIDADANIA

FARMACOLOGIA

LIBRAS

NEUROLOGIA

PESSOAS IDOSAS

SAÚDE DA CRIANÇA

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

SAÚDE DO TRABALHADOR

SAÚDE INDÍGENA

SAÚDE MENTAL

CONHEÇA AS EQUIPES TÉCNICAS

ARTICULAÇÃO COM A COMUNIDADE

REDES SOCIAIS

SITE