A pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, tem tido grande espaço na mídia e nas nossas vidas nos últimos meses. Que tal aprender coisas novas a partir desse cenário?

Foi pensando nisso que a atividade de extensão “Aprendendo conceitos acadêmicos com a pandemia de COVID-19” foi criada. Para ensinar conceitos acadêmicos a alunos universitários e ao público externo às universidades, foi aberta uma turma no Google Classroom e, no seu interior, cada atividade representa uma área de conhecimento, sendo desenvolvida por professores especialistas na área. Por meio da leitura do material indicado, da resolução dos exercícios propostos e do gabarito disponibilizado em cada atividade do Classroom, espera-se que os participantes aprendam novos conceitos acadêmicos.

Para participar da atividade, basta acessar o Google Classroom, clicar no botão de mais (+) no canto superior direito e então clicar em “participar da turma”. O código é: kk3cfsf.

Dentro da turma no Classroom, o participante deve clicar em “Atividades” na barra superior e ver as instruções gerais e as áreas de conhecimento disponíveis. A atividade de extensão é aberta a qualquer pessoa e o participante pode desenvolver as atividades propostas em quantas áreas de conhecimento quiser.

As áreas de conhecimento já disponíveis são:

Ciências da Vida:

– Evolução;

– Hidroxicloroquina como fármaco para a COVID-19;

– Histologia e Embriologia;

– Fisiologia Animal;

– Imunologia;

– Biologia Celular;

– Microbiologia;

– Ecologia de Populações;

– Ecologia de Comunidades.

Ciências Humanas:

– Ciência e fake news;

– Impactos do isolamento social na quarentena;

– Análise do discurso;

– Conflitos e pandemia;

– Técnicas afetivas de sobrevivência;

– Ensino de Biologia;

– Ensino de Ciências;

Ciências Exatas:

– Usando Cálculo para Modelar Epidemias;

– Modelagem de Epidemia.

Esta atividade de extensão integra o Edital não remunerado “COVID-19 – Plataforma Institucional de Projetos” da UFSCar, sob número 23112.009190/2020-11. É coordenada pelos professores Valéria Forni Martins e Renato Nallin Montagnolli, ambos do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar campus Araras.

Esta atividade apoia a sociedade em sua luta contra a COVID-19 na forma de difusão de conhecimento acadêmico, o que aumenta a prevenção do contágio pelo vírus e o entendimento de notícias veiculadas na mídia sobre o cenário de pandemia. Além disso, esta atividade permite que os participantes aprendam conceitos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento a partir de um assunto de grande interesse atualmente.

Professores que queiram desenvolver atividades dentro da turma do Classroom devem entrar em contato com a Profa. Valéria por meio do e-mail: vmartins@ufscar.br para obter instruções de como participar. Todos os professores participantes serão inseridos na equipe de trabalho da atividade de extensão.

Créditos da imagem: Katemangostar no Freepik

Autor

  • Valéria Forni Martins

    Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2003), e mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ecologia pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na área de ecologia vegetal no Departamento de Biologia Vegetal da Unicamp e no Departamento de Modelagem Ecológica do Helmhotz Centre for Environmental Research - UFZ Leipzig, Alemanha. Foi contratada em 2013 pela UFSCar. Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Centro de Ciências Agrárias, UFSCar campus Araras e pesquisadora colaboradora no Departamento de Biologia Vegetal da Unicamp. Na UFSCar, atua, na graduação, principalmente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e, na pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente, ambos do campus de Araras.

    View all posts

Deixe um comentário