Em outubro desse ano comemoramos 6 meses desde a criação do InformaSUS-UFSCar. A pandemia da COVID-19 e seus impactos motivaram a criação de uma rede de comunicação social e científica, colaborativa e cogestiva: o InformaSUS-UFSCar.
Os conteúdos publicados, as estratégias adotadas e a integração entre docentes, discentes e técnicos(as) administrativos(as) possibilitou a consolidação de uma experiência de comunicação científica e social em tempos de pandemia.
Graças à sinergia de todas as partes do projeto, foi possível também criar conteúdo técnico e científico sobre o próprio InformaSUS-UFSCar. Os conteúdos, fluxos e integrações culminaram na publicação de um artigo em Edição Especial do Caderno de Pedagogia da UFSCar: “COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA WEB E REDES SOCIAIS: A EXPERIÊNCIA DO INFORMASUS EM TEMPOS DE PANDEMIA”.
O resultado final tornou-se não só uma síntese dos 6 meses de projeto, mas também uma reflexão e um esclarecimento de novas perspectivas para a continuidade do InformaSUS-UFSCar.
Em meio as 12 páginas, estão refletidos os anseios por transformação em um contexto de crise, o trabalho de mais de 200 colaboradores e os produtos de 6 meses de projeto.
As várias frentes do projeto foram capazes de divulgar conteúdo científico a milhares de pessoas em suas plataformas. Assim, o InformaSUS-UFSCar mantém a problematização e a interdisciplinaridade no enfrentamento não só da pandemia da COVID-19, mas nas situações em que a educação em saúde e o combate às fake news são necessários.
Toda a equipe do InformaSUS-UFSCar agradece aos colaboradores, leitores, ouvintes e espectadores por esse resultado. Afinal, nossa produção é feita por vocês e para vocês.
O artigo está disponível em acesso online, livre e gratuito. Leia, compartilhe e comente em suas redes sociais!
Para acessar o artigo, clique aqui.
Autoria de
Gustavo Nunes de Oliveira
Abraão Golfet de Souza
Aline Augusto de Carvalho
Daniel Galvão de Oliveira
Raquel Martins Loureiro
Veja também: